sexta-feira, 2 de maio de 2014

Consultas Públicas e Representatividade Governativa

Acabo de comentar uma postagem de um amigo também virtual em uma rede social, na qual ele compartilha um banner associado ao tema de uma enquete pública feita pela Câmara dos Deputados. Enquete esta que teve como resultado um índice de 73,5% positivo em favor da legalização da maconha no Brasil.

Meu comentário, que tem valor também para outras consultas públicas e várias iniciativas de "governo participativo" muitas das quais servem mais para engodo proselitista político que qualquer outra coisa, tem o seguinte teor:

Uma imbecilidade é o que estamos vivendo. Deputados Federais fazendo enquete para apurar a opinião pública sobre um assunto como estes. Se eles foram eleitos, o foram como representantes da população com acreditamento a que pudessem tratar dos assuntos de interesse público sem ficar consultando a "opinião pública" para defender o interesse nacional ao que de boa seriedade... Quando temos Governo e parlamentares fazendo consulta pública para tudo, temos indícios de que pagá-los para estar lá poderia não ser tão justificado assim... Acredito que muitas das respostas positivas à consulta tiveram base numa atitude: "vamos responder que sim, para ver o que eles fazem"...

Nenhum comentário: